Simulacros testam plano de assistência a banhistas de Santa Cruz

A Proteção Civil de Torres Vedras realizou três simulacros para testar a operacionalidade do Plano Integrado de Assistência a Banhistas de Santa Cruz.

Coordenado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras, no âmbito do projeto “Praia Segura”, o primeiro simulacro de resgate aquático, para uma situação de pré-afogamento de uma vítima consciente, realizou-se entre a Praia Centro e a Praia da Física, numa área não concessionada.

Após resgatada e colocada no areal em local seguro, a vítima foi colocada em posição lateral de segurança. Neste exercício estiveram envolvidos os nadadores-salvadores afetos ao veículo Praia Segura com o apoio da respetiva viatura.

O segundo desenvolveu-se na área concessionada da Praia Centro, para uma situação de pré-afogamento de uma vítima inconsciente. Após resgatada pelos nadadores-salvadores para um local seguro, verificou-se que se encontrava em paragem cardiorrespiratória, tendo-se de imediato iniciado manobras de suporte básico de vida com recurso a DAE.

Neste exercício estiveram envolvidos diversos nadadores-salvadores afetos ao PIAB, com o apoio da Moto 4 que ali se encontra integrada.

Por último foi criado um cenário de uma queda de uma vítima nas escadas de acesso à Praia Centro, também uma área concessionada, em que a vítima se encontrava consciente, mas com possíveis traumas na zona vertebro-medular, tendo-se procedido à estabilização da mesma, através da técnica de imobilização em plano duro. Neste exercício estiveram envolvidos os nadadores-salvadores afetos à Praia Centro com a Moto 4 que lhes está distribuída.

O PIAB de Santa Cruz encontra-se em funcionamento entre as praias de Santa Helena e do Pisão, promovendo uma gestão integrada do trabalho dos nadadores-salvadores afetos às diferentes praias, contando para isso com o apoio de uma Moto 4 devidamente equipada, um nadador-salvador coordenador, bem como de comunicações rádio entre todos os intervenientes.

O projeto “Praia Segura” visa garantir a assistência a banhistas nas praias do concelho de Torres Vedras, com especial incidência nas praias não vigiadas, através de um veículo 4×4 tripulado por dois nadadores-salvadores, estando o mesmo devidamente equipado para prestação de socorro em meio aquático e primeiros socorros, contando ainda com o apoio dos três sistemas de comunicações de emergência SOS Talking, bem como com os oito postos auxiliares, todos eles colocados em praias não vigiadas.