Vinhos de Palmela promovidos em Cabo Verde

Vinhos de Palmela promovidos em Cabo Verde

O Município de Palmela, em colaboração com a Rota de Vinhos da Península de Setúbal e a ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, realizou a primeira Mostra de Vinhos de Palmela e da Região na Cidade da Praia – Ilha de Santiago, em Cabo Verde.

A capital de Cabo Verde foi palco nos primeiros dias de agosto da internacionalização dos diversos produtores e adegas do concelho de Palmela e da Península de Setúbal, com cerca de 60 representantes na mostra, entre instituições oficiais e empresas interessadas em comercializar e promover os vinhos da região, enquanto “Terra Mãe” dos melhores vinhos do mundo, premiados com milhares de medalhas em eventos nacionais e internacionais.

Entre as instituições oficiais presentes no certame, destacam-se as embaixadas da China, dos Estados Unidos da América e de São Tomé e Príncipe e o consulado da Rússia, assim como a Câmara Municipal da Cidade de S. Filipe (Ilha do Fogo) e da Praia, anfitriã da iniciativa, no quadro do Protocolo de Cooperação e Amizade que desenvolve há décadas com o Município de Palmela.

Sublinham-se, ainda as empresas e organizações comerciais ligadas à indústria hoteleira e restauração, designadamente, os Grupos Oásis Atlântico e Barceló.

A Rota de Vinhos assegurou a participação das/os associadas/os através das provas que foram harmonizadas, quer com produtos locais da região (queijo de azeitão, compotas e fogaças), quer com produtos de Cabo Verde (queijo fresco panado, doce de papaia e paté de atum).

A ADREPES contribuiu com a promoção e divulgação do evento e da região, harmonização das provas e a disponibilização do manual para elaboração de carta de vinhos. O Município de Palmela considera que a cooperação deve ser um processo dinâmico e bilateral e o acolhimento da Cidade da Praia aos vinhos de Palmela e da Península de Setúbal é uma iniciativa inovadora, que garante o sucesso e a promoção do investimento nas duas regiões, justificando as relações de participação e a colaboração entre os países.