Sismo ao largo de Sines sentido com intensidade máxima

Sismo registado ao largo de Sines

Um sismo registado esta madrugada ao largo de Sines, de magnitude 5,3 na escala de Richter,  foi sentido com intensidade máxima, avançou o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o epicentro do abalo foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente às 05h11 (hora local), a cerca de 60 km a Oeste de Sines (37.989 N / 9.544 W).

O sismo aconteceu a uma profundidade de 21 quilómetros.

Este sismo ao largo de Sines, refere um comunicado emitido pelo IPMA, “de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) na região de Sines, tendo sido sentido com menor intensidade na região de Setúbal e Lisboa”.

Numa nota publicada na página oficial, “o Presidente da República tem estado em contacto com o Governo e está a acompanhar a situação desde o início, não havendo indicação de feridos ou estragos materiais”.

O Presidente da República reunirá pelas 10h00, em Belém, com o Primeiro-Ministro em exercício, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Paulo Rangel, logo após a reunião deste com a Proteção Civil.

O Governo, em comunicado, refere que “tem estado em coordenação estreita com todos os serviços relevantes na matéria”, acrescentando que “não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento” e apela à população “para que mantenha a serenidade e siga as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”.