“Rosário Bello – Retrospetiva – 30 anos de carreira” é o título da exposição a inaugurar no dia 5 de outubro, às 18h00, na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão.
A artista plástica e ceramista nasceu a 4 de abril de 1972, em Nisa, e reside há 25 anos em Castelo Branco, cidade onde exerce a sua atividade na residência artística Fábrica da Criatividade, um projeto da autarquia que consiste num local aberto durante 24 horas por dia que uma série de artistas de diferentes expressões podem usar livremente.
Em criança iniciou-se pelo desenho a carvão, tendo vindo a desenvolver posteriormente outras técnicas, quer pela pintura em tela a óleo, acrílico, carvão, pastel de óleo e aguarelas.
A artista expressa nas suas obras a sua forma de ver e sentir a arte, com alma e coração, desde o mínimo pormenor. As origens no Alentejo influenciam os seus trabalhos, marcados pelas cores quentes.
Como ceramista, dedica-se à pintura de painéis em azulejo, espalhados pela Beira Baixa e além-fronteiras.
Em 1996 Rosário Bello foi pela primeira vez convidada a participar numa exposição, tendo o seu trabalho integrado uma mostra coletiva no centro de cultura de Vila Velha de Ródão, onde agora regressa para uma retrospetiva dos 30 anos de carreira, que conta com mais de 180 exposições de pintura a nível nacional e internacional.
Com o 12.º ano de escolaridade, nunca teve formação na área das artes, mas isso não foi obstáculo para a artista, completamente autodidata, expor a sua arte quatro vezes, a convite, no Salão Internacional de Arte Contemporânea no Carroussel du Louvre, em Paris, e participar em exposições de pintura em Espanha, França, Luxemburgo e Itália.
