Pombal acolhe a 4ª Conferência anual da Plataforma ODSLocal, com o tema “Partilhar Experiências, Transformar Futuros”, onde serão apresentadas e distinguidas as diversas iniciativas de autarquias e agentes da sociedade civil que se destacam pelo seu contributo para o desenvolvimento sustentável.
O evento terá lugar no dia 22 de novembro, no Expocentro – Centro Municipal de Exposições de Pombal, sendo aberto ao público e com transmissão online.
A Conferência conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e as participações de Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), e Artur Santos Silva, curador da Fundação “la Caixa”.
Com o apoio do Município de Pombal serão implementadas várias medidas inovadoras em prol da sustentabilidade, assegurando a certificação da Conferência ODSlocal’24 com o Selo de Ecoevento Valorlis.
Entre as iniciativas destacam-se a plantação de árvores autóctones no dia seguinte ao evento, como forma de compensar a pegada carbónica das deslocações dos participantes, a disponibilização de transportes públicos (CP e Pombus) entre a estação de comboios de Pombal e o Expocentro no dia 22 de novembro, a eliminação de plásticos e várias campanhas de recolha de bens para reutilização abrangendo eletrodomésticos – em parceria com o Eletrão -, bem como de roupas ou retalhos de tecido com elevado teor de algodão e materiais de costura – linhas, lãs, agulhas para costura, crochet e malha – para reutilização em almofadas tipo ortopédicas no Núcleo de Pombal da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
A decoração do espaço será realizada em parceria com a empresa Viveiros Cultiflor, que contribuirá com árvores e arbustos, a CERCIPOM terá um stand de presentes de Natal feitos pelos utentes desta instituição, dedicada ao apoio a pessoas com deficiência e incapacidade.
Durante a conferência, serão atribuídos vários galardões, no âmbito das 1.297 candidaturas submetidas e que foram analisadas pelo júri ODSLocal.
Na categoria “Boas Práticas Municipais” serão entregues Selos ODSlocal aos municípios que mais se destacaram neste domínio.
Na categoria “Projetos” serão atribuídos Prémios ODSlocal a três iniciativas de entidades da sociedade civil com impacto relevante no avanço da Agenda 2030, fortemente inspiradoras e com um elevado potencial de replicabilidade.
Aos vencedores será atribuído um apoio monetário individual, concedido através do patrocínio da Sociedade Ponto Verde – domínio Planeta -, Empresa Geral do Fomento – domínio Prosperidade – e AGEAS Seguros, no domínio Pessoas.
Os premiados terão ocasião de expor os seus projetos num debate moderado por Lia Vasconcelos, investigadora do MARE-NOVA FCT.
Este ano, será também atribuído, pela primeira vez, o galardão de Mérito “Plataforma ODSlocal”, que visa distinguir personalidades que contribuíram de forma particularmente relevante para a prossecução da missão da Plataforma ODSlocal em prol dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
A entrega dos vários galardões será precedida por um balanço da atividade desenvolvida pela Plataforma ODSlocal nos seus primeiros cinco anos de existência, apresentada pelo seu coordenador João Ferrão, e por uma ´visita guiada` à informação rica e diversificada do portal ODSlocal, efetuada por David Avelar e Pedro Garrett, da 2Adapt.
Na edição deste ano, destaca-se ainda a colaboração com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). Num painel dedicado aos “ODS em ação”, Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, trará as boas práticas e estratégias que estão a ser desenvolvidas em prol da sustentabilidade na Região Centro.
Por sua vez, a CCDRC contará com a participação da Plataforma ODSlocal na sua sessão de capacitação “Os Desafios e as Oportunidades do Desenvolvimento Sustentável”, que se realizará na manhã de 22 de novembro no mesmo local.
