O Município de Vila Velha de Ródão assinou com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) escrituras que viabilizam a disponibilização de quatro fogos para arrendamento a custos acessíveis no concelho.
Através destas escrituras foi constituído o direito de superfície das Casas da Rua de Santo António, em Vila Velha de Ródão, e das Casas de Fratel I, que permitirão a sua inclusão no programa de arrendamento a custos acessíveis através do IHRU.
Vila Velha de Ródão é o primeiro município dos oito que integram a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) a formalizar as escrituras no âmbito do protocolo de cooperação “Projetos de Habitação a Custos Acessíveis da Beira Baixa”, estabelecido entre a CIMBB e o IHRU.
O objetivo deste protocolo é a promoção de projetos de habitação a custos acessíveis na Beira Baixa, através da reabilitação ou construção de imóveis destinados ao arrendamento, no âmbito do investimento RE-C02-i05 – Parque público de habitação a custos acessíveis da componente 02-Habitação do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no qual constaram projetos de investimento dos municípios da CIMBB.
Na sequência desse protocolo, a autarquia celebrou dois acordos para a promoção conjunta dos investimentos nas Casas da Rua de Santo António e nas Casas de Fratel I, através da recuperação de quatro habitações de tipologia T3, com um investimento elegível de 572 mil euros, integralmente financiado pelo PRR.
“As habitações destinam-se a oferta habitacional com rendas acessíveis para famílias que não encontram respostas no mercado tradicional por incompatibilidade entre os seus rendimentos e os valores de renda praticados, sendo posteriormente colocadas no mercado de arrendamento acessível através do IHRU”, esclarece o presidente do Município de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.
O autarca sublinha que “estes são os primeiros de um conjunto de investimentos promovidos pela autarquia na área da habitação ao abrigo do PRR e que ultrapassam os cinco milhões de euros”.
De entre estes, destaca-se ainda a reabilitação de uma casa em Cebolais de Baixo e do Solar dos Faias, no Fratel, assim como a construção de 26 moradias na Avenida da Serra, em Vila Velha de Ródão, projetos cujos concursos públicos deverão ser aprovados até ao final de novembro e irão integrar o Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis de Vila Velha de Rodão.

