Três pessoas morreram e três estão desaparecidas após uma embarcação de pesca ter naufragado com 17 tripulantes a bordo, entre as praias de São Pedro de Moel e da Vieira, no concelho da Marinha Grande.
O alerta para o naufrágio, ocorrido a uma milha náutica de terra – cerca de dois quilómetros – foi recebido pelas 04h33 de quarta-feira, 03 de julho, pelo comando-local da Polícia Marítima da Nazaré.
De imediato iniciadas buscas através de quatro embarcações de pesca que se encontravam nas proximidades, enquanto em simultâneo foram ativadas duas embarcações das estações salva-vidas da Nazaré e da Figueira da Foz, uma equipa de vigilância aérea do comando-local da Polícia Marítima da Nazaré e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.

Para o local deslocaram-se ainda elementos do projeto “SeaWatch”, da Autoridade Marítima Nacional, e o grupo de mergulho forense da Polícia Marítima.
A operação de socorro permitiu resgatar 11 pessoas com vida e recolher três corpos sem vida, prosseguindo as operações de busca pelos três desaparecidos, coordenadas pelo capitão do porto e comandante-local da Polícia Marítima da Nazaré.
Nas operações de busca pelos desaparecidos estão empenhados, por mar, os navios Cassiopeia, da Marinha Portuguesa, o grupo de mergulho forense da Polícia Marítima e o destacamento de mergulhadores sapadores n.º 2 da Marinha.
Por terra, estão elementos do projeto “SeaWatch”, da Autoridade Marítima Nacional, apoiados por duas viaturas, elementos do comando-local da Polícia Marítima da Nazaré e uma equipa de vigilância aérea do comando-local da Polícia Marítima da Nazaré, apoiada por dois drones.
Até ao momento desconhecem-se as causas que estão na origem do naufrágio da traineira “Virgem Dolorosa”, tendo a Policia Marítima aberto uma investigação a sinistro no mar.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro “lamenta profundamente o naufrágio de uma embarcação de pesca entre a praia de São Pedro Moel e a Praia da Vieira e a consequente perda de vidas”.
Luís Montenegro “apresenta sentidas condolências às famílias das vítimas nesta hora de pesar” e louva “o pronto e pleno empenho das autoridades de socorro nas buscas e no resgate da tripulação”.
O presidente da Câmara da Figueira da Foz, porto onde estava registada a traineira, expressou nas redes sociais após o acidente a sua “profunda tristeza pela tragédia que atingiu o nosso concelho com o naufrágio ao largo da Nazaré”.
O bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, manifestou “profundo pesar” após o naufrágio, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias e amigos das vítimas.
“É com profunda tristeza e consternação que recebemos a notícia do trágico naufrágio ocorrido ao largo da costa do concelho da Marinha Grande, entre a praia de São Pedro de Moel e a praia da Vieira, que resultou na perda de três vidas e no desaparecimento de outras três pessoas”, refere uma nota enviada pela diocese.
A mensagem assinala que as pessoas atingidas pela tragédia vão ser lembradas nas orações, “para que Deus lhes conceda conforto e força para enfrentar este momento de sofrimento e perda”.
