Coletividades de Setúbal levaram sabores tradicionais à Mourisca

Festa do Moinho de Maré da Mourisca

A Festa do Moinho de Maré da Mourisca decorreu este fim de semana em Setúbal, evento em que as coletividades das freguesias do Sado e de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra assumem papel de relevo.

Entre sexta-feira e domingo, a Festa do Moinho de Maré da Mourisca ofereceu a gastronomia tradicional do Estuário do Sado – das ostras e mariscos ao choco frito e ao arroz de lingueirão – em nove tasquinhas de oito coletividades, além de música, bailes, concursos de gastronomia, doçaria e licores, jogos, incluindo um torneio de malha, e danças orientais.

O concurso de gastronomia foi ganho pelo prato “Caminhada”, do Agrupamento de Escuteiros 1359 do Sado, seguido da “Massinha do Mar”, do Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão, e dos “Choquinhos à Moinho”, da União Desportiva e Recreativa das Pontes.

Na doçaria ganhou o “Brilho de Laranja”, do Grupo Desportivo Comércio de Santo Ovídeo, tendo os “Amores da Mourisca”, da Paróquia do Faralhão, e os “Dois Amores”, da Sado Acolhe, ficado classificados nos segundo e terceiro lugares, respetivamente.

O concurso dos licores teve como vencedor o “Licor de Maçã”, da União Desportiva e Recreativa das Pontes, seguido da “Poção Mágica”, do Agrupamento de Escuteiros 1359 do Sado, e do “Licor Folha de Figueira”, do Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão.

“É com as coletividades que se consegue fazer esta mostra e esta gastronomia, com um empenhamento e uma dedicação de servir o público”, salientou o presidente da Câmara Municipal, André Martins, na abertura da 23.ª edição das festividades, apontando como “extremamente importante” a existência de uma “relação forte” entre o poder local e o movimento associativo.

O autarca sublinhou que essa parceria permite “construir uma comunidade mais unida, que se sente melhor, com mais apoio e carinho, e em que todos se sentem envolvidos”.

André Martins agradeceu às juntas de freguesia do Sado e de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra “por continuarem a manter a tradição da realização desta festa popular”, que leva “tanta gente” durante três dias à Herdade da Mourisca para saborear o que é “mais tradicional e de origem” da zona do Sado e territórios envolventes.

Agradeceu ainda aos trabalhadores das duas juntas de freguesia e da Câmara Municipal pelo trabalho na organização da festa. “São fundamentais para pôr de pé esta grande iniciativa popular que a todos nos orgulha.”

A presidente da Junta de Freguesia do Sado, Marlene Caetano, notou que esta é “uma festa muito intensa e muito vivida pela comunidade das duas freguesias, uma festa de amizade, de fraternidade e principalmente de sentido de comunidade”, que permite o reencontro de pessoas que passam muito tempo sem se verem.

Marlene Caetano agradeceu igualmente “a todos os trabalhadores das autarquias, ao movimento associativo e à comunidade, que se envolve e contribui para que ela aconteça”.

O presidente da Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, Luís Custódio, considerou que a Festa do Moinho de Maré da Mourisca é “única” e realiza-se “num local magnífico”, frisando que “todos os anos é melhorada, porque há um empenho muito grande” do município de Setúbal, das duas freguesias, da comissão de festas e do movimento associativo.

“Esta festa é única pela forma como é organizada, pela forma como toda a gente se envolve”, afirmou, destacando a importância de haver união em torno do “objetivo de fazer esta festa cada vez melhor”.

Depois de recordar que “são as tradições que tornam os locais importantes e intemporais”, o presidente da Comissão de Festas, Luís Costa, disse que “é com a comunidade e com as festas típicas, como a Festa do Moinho de Maré da Mourisca, que se mantém viva a essência familiar” da Herdade da Mourisca.

Luís Costa, que endereçou “um profundo agradecimento” a todas as entidades envolvidas na organização, salientou que a Festa do Moinho permite “desfrutar de momentos de convívio e amizade” graças ao trabalho do movimento associativo, que é “peça fundamental da construção” da iniciativa.

A festa, que contou com uma dezena e meia de stands institucionais e comerciais, foi organizada pela Comissão de Festas do Moinho de Maré da Mourisca, com os apoios das juntas de freguesia da Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra e do Sado, da Câmara Municipal de Setúbal e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.